Se as vendas são a alma de todo o negócio, qualquer lojista cedo ou tarde enfrentará o desafio de contratar vendedores de sucesso!

Adquirir profissionais qualificados pode ser uma tarefa complicada, já que os bons talentos são muito disputados no mercado. Quando esse processo é feito sem o cuidado necessário, o resultado são vários prejuízos para a loja: clientes insatisfeitos, mais tempo e dinheiro perdidos com trocas e devoluções, além da desvalorização da sua marca.

Para ajudar você nessa missão, vamos apresentar 3 dicas valiosas de como contratar vendedores de sucesso. Continue a leitura para conferir.

As características de um vendedor de sucesso

Antes de qualquer coisa, precisamos que você entenda as características de um bom vendedor: ele sabe ouvir o cliente, sendo capaz de captar sua verdadeira necessidade. É paciente e sabe ensinar sobre os produtos e serviços da loja, e também é proativo, tomando iniciativas e propondo sugestões em vez de apenas reagir ao que lhe pedem.

Vamos contar uma história que mostra bem a importância de todos esses atributos: uma mãe e o filho entraram na loja de uma operadora, pois o rapaz queria um celular novo. Um vendedor apressado teria vendido o telefone na hora!

Mas, escutando a família, entendeu que o menino queria mesmo era um celular com boa câmera de vídeo. Como a mãe já tinha um celular assim, o vendedor sugeriu que desse esse celular para o filho, e acabou vendendo um telefone novo para ela, além de um plano de internet para os dois. Percebe que todos saíram ganhando?

Visto isso, agora você conseguirá absorver melhor nossas dicas nos próximos tópicos. Vamos a elas!

1. Traga da concorrência

Contratar vendedores talentosos traz muito resultado para as lojas e, por isso, são grandes as chances de que boa parte deles já estejam empregados em outras empresas.

Uma boa solução é fazer ofertas para tirá-los das mãos da concorrência. Além de talento comprovado, eles podem começar a trabalhar no seu varejo em pouco tempo, sem precisar de muito treinamento.

2. Faça perguntas direcionadas

A tarefa de vender não é a mesma em todas as lojas: uma loja de roupas em que o principal fator é o preço baixo, um varejo de eletrodomésticos que oferece crédito e uma grife famosa que vendem produtos de alta qualidade pedem abordagens diferentes.

Desse modo, durante a entrevista é preciso fazer perguntas mais específicas para o candidato para avaliar se ele tem o perfil de atendimento do seu negócio. Por exemplo:

  • o que você se sente mais à vontade para vender e por quê?
  • como funciona determinado produto? (escolha um produto comercializado em sua loja);
  • o que você faz quando um cliente diz “não”?
  • quais as primeiras perguntas que você faz quando um cliente chega a loja?

3. Invista em sites de recolocação

Sites de emprego são uma forma barata de atrair milhares de candidatos para uma vaga e selecionar os melhores perfis em poucos cliques. Eles podem poupar tempo no processo de contratação ao permitir que você elimine os perfis que não tem relação com o cargo.

Saber como contratar vendedores qualificados é um dos principais segredos de qualquer negócio. Portanto, é importante investir tempo no recrutamento, visto que os impactos de uma contratação mal sucedida poderão ser sentidos a longo prazo.

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