O controle de estoque é bastante estratégico para uma empresa uma vez que impacta diretamente nas vendas e no funcionamento do negócio. Por isso, precisa estar integrado com os demais setores para que garanta a eficiência empresarial. Nesse processo, o sistema de gestão empresarial (ERP) é de bastante ajuda.

Isso porque esses softwares conseguem gerenciar diversas informações relacionadas aos processos administrativos e operacionais, o que permite desenvolver com mais eficiência as atividades relacionadas ao negócio, auxiliar a tomada de decisões e aumenta as chances de sucesso das suas estratégias.

Quer saber mais? Então descubra como um sistema de gestão empresarial pode ajudar no controle de estoque de uma empresa!

Melhoria na gestão comercial

Tenho certeza de que você já entrou em alguma loja na busca de um produto que foi anunciado e não o encontrou nas prateleiras. Com um ERP essa falha comercial é evitada, pois a loja tem um controle mais eficiente sobre as mercadorias que estão disponíveis ou não em seu estoque.

Com isso, apenas os produtos que estão disponíveis para venda são comercializados, o que evita falhas e não gera confusão com a sua equipe de vendas. Esse é um processo que favorece a imagem institucional e o relacionamento com o cliente, que não fica desapontado por não encontrar o que procura.

Agilidade na reposição de produtos

Um ERP consegue registrar em tempo real a saída de produtos do estoque. Isso é bastante útil para quem faz o controle do fluxo de mercadorias, pois assim, fica sabendo quais delas precisam ser repostas e quais ainda contam com uma boa quantidade armazenada.

Dessa forma, é possível fazer a reposição de estoque sem correr o risco de ficar sem produtos nas prateleiras e, com isso, prejudicar todo o seu sistema de vendas.

Previsão da demanda

Quem gerencia estoque costuma se deparar com um problema: a dificuldade de estipular a quantidade de produtos que precisam ser comprados. Adquirir em excesso gera sobra e, consequentemente, prejuízo. Da mesma forma, comprar a menos significa gôndolas vazias e também prejuízo.

O ERP registra o histórico de vendas dos últimos meses e até mesmo anos. Analisando esses dados é possível prever com mais exatidão a quantidade de mercadorias a serem compradas sem que haja excessos ou faltas.

Argumento para negociação

Ter acesso a boas informações garante decisões mais acertadas e estratégicas. O ERP fornece dados mais confiáveis, o que dá sustentabilidade aos processos de negociação com os fornecedores. Isso porque é possível identificar os períodos de maior e menor saída dos produtos e insumos.

Assim, a empresa consegue definir melhores datas para negociar, comprar, pagar e discutir valores com os seus parceiros. Além, é claro, de definir os melhores momentos para fazer compras de longo prazo sem que corra o risco de ficar com as mercadorias paradas por muito tempo no estoque.

Dessa forma, o ERP é um sistema extremamente eficiente para garantir vantagens estratégicas para as empresas que desejam se destacar e ganhar mercado.

O que achou deste artigo sobre sistema de gestão empresarial? Se você gostou, não deixe de ler também este aqui com dicas para melhorar o controle de estoque no varejo.