Antes de descrever para você o que é marketing de varejo, vale mencionar que uma boa estratégia nesse setor é fundamental para garantir um bom nível de competitividade. O mercado mudou, trazendo novos concorrentes todos os dias com soluções semelhantes ou mais inovadoras.

Para se garantir com uma boa participação de mercado, é preciso ter atenção às necessidades e ao comportamento de compra do consumidor. Não basta apenas existir, sua empresa precisa trabalhar muito bem os 4P’s do marketing para se manter de pé e sobreviver à crise e ao aumento da concorrência.

Você tem se preparado para se manter no mercado? No artigo de hoje vamos dar algumas dicas. Entenda como os 4P’s do marketing mudaram – e como você pode modernizar sua empresa! Continue a leitura e confira!

O que é marketing de varejo?

Como o nome indica, o marketing de varejo é aquele voltado para o comércio varejista. Ele se diferencia, principalmente, em razão das necessidades e do comportamento do consumidor final serem mais específicos que a dos clientes de uma indústria ou de uma empresa de serviços, por exemplo.

O marketing de varejo precisa se dedicar mais a questões como a localização da loja, o controle de estoque, os prazos de pagamento, a variedade de produtos e a forma como é exposto para o consumidor.

Já uma indústria, pode trabalhar com uma linha mais limitada e, normalmente, negocia com outras empresas. Algumas, inclusive, que atuam com a venda de seus produtos e os de outras indústrias no mercado de varejo.

Outro ponto fundamental nas ações de varejo se refere à estratégia de comunicação. As ações nessa área trabalham diretamente com o objetivo de gerar a decisão de compra no consumidor final. Ele pensa e se comporta de maneiras bem distintas.

Quais os 4 P’s do marketing?

Uma boa maneira de conhecer e entender o marketing de varejo é a partir do chamado mix de marketing. Ele é formado por 4 pilares que determinam os aspectos que devem ser elaborados e administrados pelo marketing. Eles são chamados de 4 P’s em razão das iniciais das palavras que os descrevem. São elas: preço, praça, promoção e produto. Vejamos cada uma delas em separado.

Produto

Houve um tempo em que o número de vendas das empresas era medido pela qualidade do produto. Quanto mais durável e bem produzido, maior sua oportunidade de se manter no mercado.

Hoje, ter um produto de qualidade deixou de ser uma opção. Para ter o mínimo de competitividade no mercado é preciso ter qualidade. Do contrário, sua empresa não tem chance!

No varejo sua empresa não desenvolve e nem produz os itens que comercializa. Mesmo assim, é fundamental garantir uma estratégia de compra e controle para trabalhar com um mix variado e de qualidade.

Além disso, sua estratégia de produto pode ser a de amplitude ou de profundidade. No primeiro caso a empresa opta por uma grande variedade. Já no segundo, a opção é por se especializar em uma linha mais específica.

Praça

A localização do seu negócio é fundamental para que a sua loja de varejo tenha sucesso! O primeiro passo para encontrar o lugar ideal é entender quem é o seu público e quais são seus hábitos de compra.

Essas informações são interessantes porque com base nelas você terá que fazer escolhas como: a necessidade de ter um estacionamento, proximidade com determinados pontos comerciais, em qual bairro se estabelecer, entre outros detalhes.

Estar presente em uma avenida comercial ou um centro de grande circulação de pessoas é um dos melhores locais para se investir.

Promoção

O termo promoção está muito ligado à política de descontos, mas tem um sentido diferente para o marketing. Ele se refere às ações desenvolvidas para promover a sua empresa, como as relacionadas à publicidade, propaganda, relações públicas, assessoria de imprensa e o marketing online. Elas não precisam, necessariamente, envolver descontos.

Dito isso, uma boa política de promoção deve considerar que o marketing online para o varejo deixou de ser uma opção há muito tempo. Hoje, é preciso que a sua empresa se adéque às mídias online para conseguir representatividade de mercado.

Com a internet a relação com o cliente passou a ser mais direta, e por isso é preciso que sua empresa saiba falar diretamente com essas pessoas — e esteja presente nas plataformas necessárias.

Redes Sociais e sites

Ter perfis nas redes sociais é necessário! Esse é o canal de maior contato direto entre empresa e cliente, onde os clientes costumam entrar em contato para tirar dúvidas, fazer reclamações e esclarecer alguns pontos.

Ter um bom posicionamento nas redes ajudará a sua empresa a conquistar mais clientes! Hoje, é comum que os clientes procurem os perfis das empresas antes de realizarem uma compra. Isso acontece porque, para o novo consumidor, é muito importante saber como é a relação da empresa com outros clientes.

Outro item importante é sobre a existência de um site. Para que sua empresa de varejo tenha um bom posicionamento online, é preciso ter um site completo, onde o possível cliente possa encontrar todas as informações necessárias para tomar sua decisão.

E-mail marketing

Utilizar e-mail marketing também é uma ótima opção. Com essa estratégia, você consegue melhorar o seu relacionamento com o cliente, enviando dicas de produtos, promoções ou até mesmo descontos exclusivos!

Se a empresa tiver um sistema de CRM para registrar todas as informações de compra do cliente, melhor ainda! Assim, é possível criar campanhas personalizadas para cada um deles.

Marketing offline

Por mais que o marketing digital traga uma gama de oportunidades, principalmente para o varejo, o marketing offline pode ser promissor.

Em caso de lojas locais, em bairros, investimentos offline que podem aumentar as vendas são: divulgação em revistas e jornais do bairro, parceria com empresas que possuem o mesmo público e estão na região, investimento em PDV etc.

Preço

O preço precisa refletir vários esforços da empresa. Considere o valor de logística, contratações, investimentos em comunicação e pesquisa etc.

Também é interessante estudar o tempo de vida do seu cliente na sua empresa – quanto realmente custa para conquistar cada consumidor? O ticket médio de cada cliente da sua empresa consegue pagar seu investimento, ou é preciso que ele retorne algumas vezes até se pagar?

Quais as vantagens do Marketing de varejo?

A principal vantagem de trabalhar o seu marketing de varejo é elaborar as estratégias de cada um dos P’s para que elas funcionem como um sistema. Assim, cada nova medida completa a outra e potencializa o seu resultado.

Com essa política você define com mais clareza as suas estratégias e desenvolve ações que ajudam nas suas políticas de relacionamento com o cliente e, consequentemente, aumentam as chances de fidelizá-los cada vez mais.

Sua lucratividade aumenta proporcionalmente aos seus resultados de venda, que crescem em razão da melhora da experiência de compra do cliente, que fica mais satisfeito e passa a indicar mais o seu estabelecimento.

Para concluir, tenha em mente que não basta saber o que é marketing de varejo e sobre a necessidade de estruturar os 4 P’s. Esse desenvolvimento precisa acontecer com base em um profundo conhecimento sobre o cliente e seu comportamento. A função do marketing é atrair o cliente ao desenvolver soluções mais atrativas para ele.

Agora que você já sabe o que é marketing de varejo, compartilhe esta postagem nas redes sociais. É um ótimo tema para se debater a respeito.