Toda empresa busca formar uma excelente equipe de vendas, mas poucas conseguem tal feito. Uma pesquisa recente apontou que 91% das empresas tem dificuldades para contratar as pessoas certas. Isso acontece porque muitos empreendedores se esquivam do processo de recrutamento, o que deixa suas empresas à mercê da sorte e do acaso.

É por isso que selecionamos para você as 5 melhores práticas para montar um time de vendas campeão. Boa leitura!

1. Contrate pessoas positivas

Se uma pessoa não é cuidadosa, seu trabalho tende a ser desleixado.

Da mesma forma, uma pessoa positiva – que procura enxergar o lado bom da vida com otimismo e alto-astral – também será positiva no trabalho, não importa o que aconteça ou quantas dificuldades surjam em seu caminho. Esse tipo de atitude é fundamental em uma equipe de vendas, pois seus membros aceitam prontamente a oportunidade de se aperfeiçoarem e obterem melhores resultados.

Além disso, essa positividade chega até o cliente, contagiando-o e tornando mais fácil realizar abordagens de vendas.

2. Invista em inovação

Não se trata de contratar o próximo Steve Jobs para trabalhar na sua loja, mas sim de atrair pessoas criativas, que pode ser um elemento diferencial para montar sua equipe de vendas.

A inovação pode significar a capacidade de realizar algo diferente do habitual “oi, posso te ajudar”? Profissionais de vendas com mentalidade criativa geralmente atingem bons resultados pois estão sempre pensando em formas inovadoras de conquistar novos clientes.

A utilização de softwares específicos para o varejo, por exemplo, também pode ajudar você a disseminar a criatividade de um profissional para o resto da equipe.

3. Procure profissionais experientes ou que tenham vontade de aprender

A despeito da reclamação recorrente de profissionais iniciantes, que dizem o quão injusto é não receber as mesmas oportunidades que os mais experientes, saiba que, quando se trata de construir a melhor equipe de vendas, você realmente deve colocar a experiência em primeiro lugar.

Como é amplamente sabido, conseguir fechar boas vendas no “chão da loja” requer conhecimento e vivência profissional. Mesmo assim, se você for contratar alguns novatos, certifique-se de trazer aqueles que possuem maior vontade de aprender.

4. Recrute bons comunicadores para sua equipe de vendas

Recrutar bons comunicadores não significa empregar indivíduos que se sintam à vontade ao falar sobre qualquer assunto. Um bom comunicador em uma equipe de vendas é o tipo de pessoa capaz de resumir e sintetizar a descrição de algo complexo (como um produto), facilitando o entendimento e utilizando uma linguagem direta, acessível e objetiva com seus clientes.

5. Avalie atentamente os candidatos à contratação

Ao realizar uma entrevista com um candidato à contratação, peça para ele contar uma história. Pergunte a respeito dos trabalhos exercidos anteriormente e o que fazia quando se encontrava diante de situações difíceis.

Isso dará a você uma compreensão mais clara a respeito de seu potencial, pois um profissional de vendas deve ser capaz de transmitir mensagens simples e atraentes para os clientes – é por isso que ouvir o candidato irá demonstrar se ele é uma boa aquisição para a sua equipe de vendas.

Gostou do post? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!