Uma empresa do setor de comércio varejista não depende, somente, de grandes volumes de vendas em períodos específicos como datas comemorativas e feriados. Para não somente sobreviver, mas garantir um crescimento satisfatório em seu mercado de atuação, o empreendimento precisa alinhar seus resultados a decisões comerciais assertivas.

Investir em táticas de prospecção, fechamento de transações financeiras e fidelização de leads são apenas algumas das formas que um estabelecimento comercial do varejo tem para otimizar os seus resultados. Por isso, no artigo de hoje mostraremos as melhores dicas de vendas para a sua loja. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

1. Use o poder dos descontos

O desconto e as promoções são ferramentas poderosas no setor do varejo, pois têm a capacidade de prospectar novos clientes, fidelizar antigos, reverter situações de vendas perdidas e aumentar a competitividade do negócio.

Além das ofertas já concedidos pela loja, você pode implementar estratégias criativas, como:

  • descontos para quem indicar outros consumidores;
  • promoções para cada cliente que atingir um determinado número de compra na loja;
  • ofertas especiais para o centésimo cliente do mês.

2. Estabeleça um atendimento diferenciado

Toda empresa que deseja se manter competitiva precisa explorar seus diferenciais de mercado, seja na qualidade de seus produtos, na experiência de compra do consumidor, ou até mesmo na forma de lidar com o cliente.

Oferecer um atendimento diferenciado aos seus compradores é uma tática imponente para garantir sua presença diante de seus concorrentes. Essa atenção especial, além de alavancar seus resultados de vendas, fideliza consumidores, que passam a indicar sua marca.

3. Ofereça vales-presente

Não poderíamos deixar os vales-presente fora de nossa lista de dicas de vendas. Assim como os descontos, eles impulsionam os resultados da empresa, conquistam e fidelizam clientes. Oferecer vale-presente é uma forma de garantir vendas, e a estratégia pode ser aplicada em datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal, por exemplo.

Além disso, ao permitir que a pessoa presenteada escolha o item de sua preferência, essa técnica garante que os consumidores retornem ao seu estabelecimento comercial, pois precisam para trocar seus vales. Logo, esta abordagem agrada o público que você já tem e ajuda na prospecção de novos compradores.

4. Explore o potencial do marketing de experiência

Marketing de experiência no varejo é a técnica de utilizar a emoção dos consumidores como recurso para conquistá-los, engajá-los e fidelizá-los à sua marca. Para isso é preciso oferecer uma experiência de compra inesquecível, pois diversos estímulos emocionais são despertados durante o processo.

Isso significa que um produto de qualidade não é o suficiente para fidelizar um consumidor, mas sim todas as etapas da jornada de compra. Para obter resultados, é necessário entender o seu público-alvo, o que o leva a tomar suas decisões de consumo e assim otimizar as estratégias da loja.

5. Invista no pós-venda

Não poderíamos deixar de citar a importância do pós-vendas antes de encerrarmos o artigo de hoje. Essa é uma ferramentas mais importantes para garantir a sobrevivência do negócio no varejo e fazê-lo crescer.

Sua loja depende do volume de vendas e, principalmente, do ticket-médio para se manter, não é mesmo? Por isso, é importante garantir que seus clientes continuem a consumir com sua marca, fidelizando-os por meio de investimentos no setor de pós-vendas.

Para isso, preste atenção ao seguintes pontos:

  • amplie seus canais de atendimento;
  • capacite sua equipe de vendas e pós-vendas;
  • invista em ações de marketing digital;
  • trabalhe com e-mail marketing;
  • aposte em suas redes sociais como canais de comunicação;
  • melhore seu relacionamento com o público.

Como você pode conferir, nossas dicas de vendas ajudam a melhorar os resultados de sua loja. Então se você ainda não adotou nenhuma das medidas acima, é hora de fazê-lo. Comece a explorar um atendimento de qualidade, ofereça descontos e vales-presente e garanta uma ótima experiência de compra para seus clientes.

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