Em tempos de crise, aumentar a produtividade para vender é essencial para impulsionar os resultados. Manter a força de vendas produtiva requer planejamento, objetivos claros e ferramentas de gestão adequadas para que os colaboradores possam trabalhar adequadamente.

Implementar novas técnicas e estratégias é essencial para aumentar a produtividade e, assim, os resultados obtidos pela equipe. E para auxiliá-lo, reunimos aqui 7 estratégias para você aplicar na empresa com o intuito de aumentar a produtividade da força de vendas. Confira a seguir!

1. Tenha um bom planejamento

Contar com um bom planejamento, levando em consideração as estratégias utilizadas para conquistar novos clientes, é fundamental para aumentar a produtividade da equipe. Isso porque o gestor poderá sempre revisar os processos a fim de verificar falhas para, então, implementar soluções para otimizar os processos, desde a obtenção do lead até a venda realizada.

2. Crie objetivos e metas claras e realistas

É preciso saber onde sua empresa está e aonde ela quer chegar para que as estratégias tenham sentido. Para isso, é essencial estabelecer metas e objetivos palpáveis para que, tanto você quanto o time de vendas, possam acompanhar a evolução dos esforços aplicados.

As metas precisam ser realistas, pois isso deixará os colaboradores mais motivados para alcançá-las, aumentando a produtividade.

3. Disponibilize boas ferramentas de trabalho

Contar com boas ferramentas é essencial para otimizar o trabalho do time de vendas, ganhando tempo e otimizando o atendimento.

A implementação de software de automação comercial, por exemplo, possibilitará que o time de vendas execute diversas ações ao mesmo tempo, tais como: cadastrar novos clientes, acompanhar o histórico dos clientes, possibilitando um atendimento personalizado, enviar e-mails, registrar novos produtos e muito mais.

4. Trabalhe a motivação do time de vendas

A desmotivação é um inimigo conhecido da produção. Por isso, manter o seu time motivado é garantia de resultados. Contudo, mantê-los motivados vai demandar de um esforço por parte da empresa. Criar um programa de incentivos que vise dar benefícios a cada meta atingida é uma estratégia eficiente.

5. Gerencie o tempo de sua equipe

Uma equipe de vendas tem muito mais produtividade para vender do que para atender os clientes, por isso, é importante priorizar as tarefas mais importantes do dia. Deixe a equipe de atendimento cuidar do relacionamento com os clientes e oriente a força de vendas a focar exclusivamente em vender.

6. Esteja aberto a novas ideias

Para que o seu time de vendas se sinta confortável e motivado para cumprir as metas, é essencial que eles tenham espaço para dar sugestões/opiniões/criticas. Porém, não basta apenas ouvir e arquivar as ideias recebidas; é preciso implementá-las, desde que façam sentido, deixando clara a autoria da ideia. O reconhecimento faz com que o colaborador seja mais produtivo no trabalho.

7. Realize o monitoramento das vendas

Por mais que os resultados estejam aparecendo, é essencial criar algumas métricas para acompanhar as vendas realizadas. Dessa forma, o gestor poderá mensurar a efetividade das estratégias aplicadas, a fim de verificar se a produtividade para vender está crescendo como o esperado.

Ao implementar essas estratégias, você será capaz de aumentar a produtividade para vender de seu time e trazer mais resultados para a sua empresa. Porém, é importante lembrar que sem um planejamento e a mensuração dos resultados é impossível saber se as estratégias estão surtindo um efeito real.

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